sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EVANGÉLICOS EM CRESCIMENTO...


O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TEM MAIS DE 5 MIL TEMPLOS EVANGÉLICOS

O Estado do Espírito Santo é o segundo Estado com maior percentual de evangélicos do País, só perde para Rondônia. “As pessoas estão desesperadas, procurando algo que as conforte e traga paz”.
Um levantamento realizado junto às principais igrejas evangélicas do Estado apontou que existem mais de 5.600 templos evangélicos em todo o Espírito Santo. Foram consultadas 13 denominações diferentes, entre Assembléia de Deus, Maranata, Batista, Universal do Reino de Deus, Luterana e outras.
A Assembléia de Deus, tem 1,8 mil templos; Maranata - 1,2 mil; Batista - 651; Deus é Amor - 600; Adventista - 500; Luterana - 234; Quadrangular - 219; Presbiteriana - 137(dados de 2005); Universal do Reino de Deus - 106; Metodista Wesleyana - 77; Internacional da Graça de Deus - 42; Metodista do Brasil - 39; Sara Nossa Terra - 2. Total: 5.607.
O total de templos evangélicos se refere aos templos que possuem vínculos com alguma das 13 denominações e não inclui as chamadas igrejas independentes, que podem chegar a 6 mil templos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), o Espírito Santo possui 773.129 evangélicos, sendo: 430.296 evangélicos de origem pentecostal; 323.582 evangélicos tradicionais; 11.595 evengélicos sem vínculo Institucional e 7.656 outros evangélicos (censo de 2000).
Existe ainda muito preconceito com o ministério pastoral feminino, muitas igrejas não aceitam pastoras.
Na opinião do vigário Maurício: a perda de fiéis da Igreja Católica para as igrejas evangélicas é o pouco esclarecimento, que não tiveram a oportunidade de conhecimento. Segundo ele “há aqueles que, quando não encontram o que esperavam, acabam retornando para eles”.
Concluímos que: O ser humano é carente de espiritualidade, de santidade e de amor, daí a necessidade de procurar, em algum lugar, o divino, seja o Deus Eterno ou não, cabe aos ministros pastorais indicar o caminho. “Jesus respondeu a Tomé: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Mim”.
Fonte: Jornal a Tribuna